Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Após a instalação, é possível usar apenas energia solar?

Após a instalação, é possível usar apenas energia solar?

Após a instalação, é possível usar apenas energia solar? - Ecosol

Ficar livre da energia elétrica tradicional é um desejo de muitos, principalmente os que conhecem as vantagens de outros meios energéticos, como a energia solar. Esse desejo se dá devido a diversos fatores, desde a crise energética que afeta fortemente nosso país até a vontade de ser independente desenvolvendo sua própria produção de energia.

Porém, será que é possível se livrar totalmente do sistema de energia convencional? Falaremos neste texto sobre as possibilidades de utilização unicamente da energia solar e se existem consequências caso seja possível. 

Energia elétrica e energia solar: entenda a ligação

Para compreender se existe uma possibilidade de utilizar apenas energia solar, deixando a tradicional de lado, é preciso entender a ligação que existe entre ambas. 

De acordo com o tipo de sistema de energia solar (on-grid e off-grid) existe ou não uma interação com a energia elétrica fornecida pelas concessionárias. No sistema on-grid é necessário ter uma ligação direta com o sistema de energia tradicional, para momentos de emergência e também outras interações urbanas. Já no sistema off-grid, essa ligação não existe.

Essas segmentações são cruciais para entender se é possível utilizar apenas a energia solar. Se utilizado um sistema on-grid, será necessário contar também com a energia elétrica, já no sistema off-grid é possível utilizar apenas a energia fotovoltaica. 

Então devo escolher apenas o sistema off-grid?

A independência total do sistema off-grid costuma ser muito atrativa; porém, é importante saber por que esse é o sistema menos popular. 

Trata-se da opção mais cara, devido às propriedades que compõem todos os projetos desse tipo de sistema. Por essa razão, os que optam por essa modalidade são donos de imóveis que, por alguma razão, não conseguem ter ligação com o sistema de energia elétrica. Geralmente, a energia solar off-grid está presente em ambientes rurais, como sítios e chácaras. 

Além disso, em contraponto, o sistema on-grid tem a possibilidade de usufruir do sistema de créditos, onde a energia que “sobra” é direcionada para fins urbanos e recompensada com alguns benefícios. 

Porém, como já citado, o sistema off-grid possui também diversas vantagens. É preciso avaliar o imóvel e também os objetivos buscados ao procurar a energia solar.

Empresa especializada em energia solar

Conhecer uma empresa especializada em sistema de energia fotovoltaica pode ser uma grande vantagem para descobrir detalhes, como o momento ideal para investir em energia solar, orçamento, informações sobre instalações e muito mais. Além disso, consolidar o projeto com uma empresa especializada garantirá a segurança e a durabilidade de todo o sistema.

Por essa razão, temos uma equipe preparada para atender todos, esclarecendo dúvidas e mostrando os melhores caminhos para levar a energia solar até os imóveis. Entre em contato com a gente!

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol