Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Como funciona a energia solar em dias de chuva?

Como funciona a energia solar em dias de chuva?

Como funciona a energia solar em dias de chuva? - Ecosol

Nada melhor do que um dia chuvoso para refrescar o clima, principalmente em um país tropical como o nosso. Porém, a chuva pode nem sempre ser nossa melhor aliada, principalmente quando estamos falando da energia solar.

Neste texto, abordaremos mais sobre a interação da chuva e a produção da energia solar. Afinal de contas, como funciona esse tipo de energia em dias chuvosos? 

O tempo fechou. O que acontece com a produção de energia solar?

Não é novidade para ninguém que a energia fotovoltaica precisa do sol para que a produção aconteça. Essa exigência decorre da necessidade dos raios solares no processo químico que dá luz à energia solar. Resumidamente, funciona da seguinte forma:

As placas solares são compostas por células fotovoltaicas, além dos materiais semicondutores, como o silício, que a partir da absorção de raios solares, conseguem absorver também alguns elétrons, essenciais para criar uma corrente elétrica.

Portanto, quando não existe a presença de raios solares o suficiente para que o processo químico aconteça, não haverá produção de energia. 

Então, a eficiência é prejudicada em dias chuvosos e nublados?

De certa forma sim. Os dias chuvosos são marcados, além da chuva, pelo tempo fechado, com a ausência do sol. Por essa razão, a produção de energia de qualquer sistema fotovoltaico pode ser prejudicada.

Porém, é muito importante lembrar que isso não irá te deixar no escuro ou sem energia. Os projetos de energia solar são pensados cuidadosamente em cada detalhe, inclusive nos momentos de ausência solar. Em tempos onde o sol não aparece, você poderá contar com outras ferramentas, que serão apresentadas a seguir.

O que fazer quando a energia solar não está sendo gerada?

Se o dia de chuva deixou a produção do seu sistema prejudicada, as soluções poderão variar de acordo com o tipo e projeto.

No Off-Grid, que não possui ligação com a rede elétrica de distribuidoras, existe a presença de uma bateria solar, que durante os dias de sol, absorve a energia que “sobra” cotidianamente, para ser utilizada em momentos de emergência, como os dias chuvosos. 

Já no sistema On-Grid (mais comum), existe a conexão com a rede elétrica de distribuidoras e, quando não temos energia suficiente no imóvel, é possível utilizar a energia comum, sem complicações. A quantia consumida virá na conta de luz no fim do mês.

A chuva vai estragar minhas placas solares?

Muitos pensam que as placas solares e todo o sistema de energia solar é frágil, porém, esse é um pensamento muito equivocado. 

As placas são desenvolvidas para suportar diversas mudanças climáticas, incluindo até mesmo chuva de granizo, sem que sua integridade e funcionalidade seja afetada. Porém, para que isso aconteça, é preciso contar com um kit de energia solar profissional, além de uma instalação adequada e para essa missão, conte com o time EcoSol.

Estamos localizados na cidade de Presidente Prudente, mas atendemos um amplo raio geográfico. Converse com a gente pelo WhatsApp e descubra como ter energia solar no seu imóvel.



 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol