Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Instalação de energia solar no solo: quais cuidados devo ter com o terreno?

Instalação de energia solar no solo: quais cuidados devo ter com o terreno?

Instalação de energia solar no solo: quais cuidados devo ter com o terreno? - Ecosol

 

Diferente dos projetos em telhados, a instalação de energia solar no solo são mais expostas. Por essa razão, necessitam de cuidados diferentes dos habituais. Neste texto vamos mostrar como cuidar de um sistema de energia fotovoltaica no solo

Como é feita a instalação de energia solar no solo?

A instalação de energia solar no solo é rigidamente controlada, já que alguns fatores podem prejudicar demais o projeto. O primeiro ponto que se deve checar é o nivelamento do terreno, já que os mais nivelados sofrem com erosões por conta da água. Para solucionar esse problema, pode-se fazer uma drenagem pluvial.

As rochas também podem ser grandes inimigos da energia solar no solo. Na maioria das vezes, elas aparecem de surpresa, já que costumam estar enterradas. Recomenda-se sempre fazer um teste com buracos no terreno. 

Ao se tratar de projetos industriais, será necessário proteger as placas solares, podendo usar cercas, arames, portões, entre outros. Além disso, é preciso ficar de olho nos roedores, principalmente em sistemas de energia solar rurais, pois eles podem estragar a fiação do projeto.

A instalação das placas solares só pode ser feita em zonas rurais?

Apesar de ser muito comum em zonas rurais, você pode ter energia solar térrea em casa, indústrias e comércio. Não existem limites para esse tipo de instalação, desde que seja um projeto compatível com o imóvel e é claro, quando vale a pena. 

Instalação no telhado ou instalação no solo?

O que irá ditar a resposta dessa questão é a sua necessidade, somada ao tipo de ambiente que você possui. É muito importante lembrar que um projeto de energia solar é único para cada caso, por isso, é imprescindível ter uma visita técnica antes de fechar qualquer negócio. Caso precise conversar com especialistas no assunto, nos mande uma mensagem no WhatsApp: (18) 99198-4090

 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol