Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • On-grid e off-grid: entenda as diferenças

On-grid e off-grid: entenda as diferenças

On-grid e off-grid: entenda as diferenças - Ecosol

Ter uma variedade de serviços e produtos é uma forma de garantir que as necessidades sejam atendidas, mesmo em situações diferentes. Por essa razão, o sistema solar apresenta duas opções que abrangem diferentes situações, sem deixar de oferecer a alta qualidade da energia solar. São elas: on-grid e off-grid.

Mesmo que ambas possuam a mesma finalidade — gerar energia solar —, cada uma é utilizada por pessoas diferentes e instaladas por razões distintas. Continue acompanhando este texto para descobrir mais sobre esses dois tipos de sistemas.

Detalhes sobre o sistema on-grid e off-grid

Como esperado, ambos os sistemas servem para transformar os raios solares em energia renovável. Todo o processo químico que gera a energia solar ocorre igualmente nos dois sistemas. Logo, as diferenças se destacam em outras áreas.

On-grid

Esse é de longe o sistema mais comum entre os dois. Sua principal característica é a conexão direta com o sistema de energia elétrica comum. Essa ligação permite que o sistema on-grid tenha algumas propriedades que o próprio sistema não permite.

Em dias de baixa produção, onde o sistema não consegue gerar energia solar suficiente para alimentar todo o imóvel, é possível utilizar a energia elétrica convencional. Além disso, a energia solar produzida e não consumida é direcionada para fins urbanos e compensada por créditos para o dono do imóvel, que podem ser utilizados para diversos fins.

Por ter conexão com a energia elétrica comum, é necessário pagar a conta de luz no fim do mês, mas com valores extremamente baixos.

Off-grid

Sistema pouco utilizado, devido seu alto custo. Diferente do sistema on-grid, esse não tem ligação com a energia elétrica tradicional e pública; portanto, necessita da presença de baterias estacionárias. Elas são responsáveis por armazenar a energia solar produzida e não consumida, para um momento de emergência, como um dia de baixa produção. 

Em sua grande maioria, é instalado em locais remotos ou que não possuam conectividade com a rede pública de energia elétrica, como sítios, chácaras e áreas rurais em geral. 

Por não ter conexão com o sistema de energia elétrica comum, não é necessário pagar uma conta de luz no fim do mês.

Preciso de autorização para instalar um sistema off-grid?

Diferente do sistema on-grid, para ter o off-grid não será necessário a autorização de outros órgãos. Isso ocorre porque, como já citado, é uma modalidade onde não existe uma ligação com uma rede de distribuição de energia. 

Porém, é muito importante lembrar que, apesar do sistema off-grid ser muito livre, sua instalação não deve ser feita por conta própria. Conte sempre com uma empresa especializada para realizar todo o processo de adquirir energia solar para seu imóvel, até mesmo para descobrir qual é o melhor momento para investir nesse tipo de projeto. Entre em contato conosco e tenha o nosso auxílio:

Telefone: (18) 3203-0607

WhatsApp: (18) 99203-7676

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol