Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Painel de energia solar para de funcionar no inverno?

Painel de energia solar para de funcionar no inverno?

Painel de energia solar para de funcionar no inverno? - Ecosol

Quem ouve falar de energia solar logo pensa em sustentabilidade, painel de energia solar e dias de calor. Porém, é quase impossível encontrar pessoas que associam o projeto com o inverno e, consequentemente, o frio. 

A energia solar no inverno é uma incógnita para muitos. Será que a geração de energia se mantém durante os dias mais frios do ano? 

Como o painel de energia solar funciona no inverno? 

É importante entender que o projeto de energia solar funciona com a captação dos raios solares, não do calor. Por isso, a produção continua existindo mesmo em dias em que o frio é predominante. 

Basta ter a presença do sol para que as placas de energia solar gerem energia, alguns acabam esquecendo que o inverno também tem dias ensolarados. Os raios solares são capturados e transportados até o inversor, e lá se converte os raios em energia. 

Os efeitos da temperatura na produção de energia 

O tempo é um grande influenciador na geração de energia solar, como a produção de energia fotovoltaica em dias de chuva, por exemplo, onde existem condutas e formas de utilizar a energia nas residências.

Os efeitos das temperaturas também são importantes e impactam na geração de energia solar. Como o fato de que os painéis solares funcionam melhor em tempos mais frescos do que de grande calor, diferente do que muitos pensam.

Esse fato é decorrente do material das placas, que muitas vezes são feitas de silício, um semicondutor que perde eficiência com o calor.

Comprar painel solar no inverno compensa? 

Essa é uma pergunta-chave para quem deseja ter um sistema de energia solar. A resposta é simples, basta pensar na demanda de energia em cada temperatura. No verão, usamos mais o ar-condicionado, chuveiro, entre outros eletrodomésticos. 

Logo, a resposta para a pergunta se torna óbvia, já que ter um painel solar no inverno resultará em uma produção com consumo moderado, podendo usar a geração que excede em outras funções. Siga a nossa dica EcoSol, uma empresa de energia solar, e veja como investir nesse projeto é compensatório.

 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol