Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Por que a energia solar é sustentável?

Por que a energia solar é sustentável?

Por que a energia solar é sustentável? - Ecosol

O tópico sustentabilidade ganhou muita força no mundo atual, devido às consequências das ações humanas contra o meio ambiente. Consequentemente, a busca por serviços que adotam e usam desse conceito aumentaram. Dentre eles, temos a energia solar, que possui um grande espaço de preferência para diversas pessoas. 

Neste texto, falaremos mais sobre a sustentabilidade que cerca a energia solar e como a atuação desse sistema pode não só salvar o meio ambiente, como também criar novas formas de zelar pelo futuro.

Sustentabilidade x energia solar

Desde o surgimento do termo “desenvolvimento sustentável”, caminhamos com foco na evolução sem afetar as gerações futuras. Apesar de se tratar de um conceito não priorizado por muitos, será inevitável segui-lo, mesmo que seja um fato relacionado à longo prazo. 

O que classifica a energia solar como sustentável é, principalmente, sua matéria prima, que nada mais é do que as partículas solares, algo abundante e inesgotável enquanto o sol existir. A forma como essa matéria é recolhida também é um fator relevante, já que todo o procedimento não agride o meio ambiente. Logo, estamos falando de um meio que usa uma fonte inesgotável sem causar danos. 

Além disso, a produção solar auxilia na diminuição do efeito estufa, devido às suas propriedades de produção.

Energia solar e os outros tipos de energia

Ao compararmos a energia solar com outros tipos existentes, podemos ver que gases poluentes não são emitidos, como óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), presentes na produção de energia que usam combustíveis fósseis como matéria prima. 

Devido ao fato citado no parágrafo acima, as outras fontes energéticas acabam contribuindo para o desenvolvimentos de alguns fenômenos conhecidos pelos seus impactos, como o efeito estufa, já citado neste texto, e também o aquecimento global.

Além disso, as placas solares são até 90% recicláveis e se utilizadas na geração de energia, podem evitar a queima de carvão nas termelétricas, procedimento prejudicial para o meio ambiente.

A instalação da energia solar afeta o meio ambiente?

Todo o processo que envolve a energia fotovoltaica é criado para funcionar juntamente com o ecossistema presente, sem interferir ou agredir. O processo de instalação também tende a seguir essa proposta. 

Feito em etapas, o momento de instalação costuma ser tranquilo tanto para o cliente, quanto para o meio ambiente. Ressaltamos que todo o processo deve ocorrer por profissionais especializados, para que tudo ocorra bem.

Onde encontrar profissionais especializados em energia solar?

É apenas em empresas voltadas para o fornecimento da energia solar que você poderá contar com profissionais especializados na área. Para isso, conte com o time EcoSol. Estamos há mais de 40 anos em Presidente Prudente e região, levando os benefícios da energia solar para os imóveis. 

Converse com a gente sem precisar sair de casa. Use o número de telefone ou mande uma mensagem no WhatsApp:

Telefone: (18) 3203-0607

Whatsapp: (18) 99203-7676

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol