Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Posso usar energia solar onde não tem energia elétrica?

Posso usar energia solar onde não tem energia elétrica?

Posso usar energia solar onde não tem energia elétrica? - Ecosol

Apesar de ser conhecida por ser um sistema de geração própria, é muito comum energia solar e energia elétrica trabalharem em conjunto, para trazer um resultado mais satisfatório e seguro aos imóveis. 

Porém, apesar de ser algo mais raro, ainda é possível encontrar uma produção que não está tão ligada à energia tradicional, chamada de sistema de energia solar off grid, um projeto que possui como grande diferença a presença de baterias. Curioso para descobrir os detalhes? Então continue acompanhando este texto. Boa leitura. 

Energia solar off grid: o que a torna diferente?

A grande diferença entre o sistema de energia solar off grid e o convencional é, como já citado, a não ligação à energia elétrica tradicional. Logo, trata-se de um sistema de autossustento, por isso, é também conhecido como sistema isolado ou sistema autônomo.

No sistema convencional de energia solar (on grid), o projeto é também ligado à energia elétrica, para garantir “luz” mesmo em dias de baixa produção e também destinar a “sobra” de energia para fins urbanos. Já no sistema off grid, essa ligação é substituída pelo uso de baterias, com capacidade de armazenar a “sobra” de produção e destiná-las para o imóvel. 

A produção do sistema off grid segue as mesmas premissas do sistema on grid. Os agentes necessários são captados da luz solar e convertidos. 

Quando usar a energia solar off grid?

Geralmente, o momento que compensa ter a energia solar off grid é quando o ímovel encontra-se afastado e isolado, sem a possibilidade de ter ligação à energia elétrica que tanto conhecemos, já que uma das características desse sistema é o preço elevado de todo o projeto. Por essa razão, geralmente, esse sistema de energia solar costuma ser encontrado em zonas rurais como sítios, chácaras e fazendas, por exemplo. 

Além disso, de forma geral, a energia solar deve ser buscada sempre que a economia for uma prioridade no imóvel, seja ela off grid ou on grid. Não podemos descartar também o zelo pelo meio ambiente, já que a energia solar vai totalmente de encontro com os ideais de um mundo mais sustentável.

A energia solar off grid em zonas rurais é cara?

Muitas vezes, o grande inimigo da instalação de um sistema de energia solar off grid em locais de âmbito rural é o preço. Estima-se um valor de R$ 65 mil ou mais, variando de acordo com o imóvel, para ter o projeto completo. 

Caso precise de uma ajuda, pode contar com a gente, Estamos há anos levando a energia solar em Presidente Prudente e toda a região. Porém, caso não seja do oeste paulista, mas ainda assim queira contar com uma empresa especializada, entre em contato com a gente. Podemos oferecer um auxílio para seu imóvel, independente da regionalidade. Ative o modo Ecosol de viver!

 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol