Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Preciso de autorização para colocar energia solar?

Preciso de autorização para colocar energia solar?

Preciso de autorização para colocar energia solar? - Ecosol

É cada vez mais comum ver um imóvel com energia solar, resultado do aumento pela busca dessa revolução com capacidade de driblar a crise energética e gerar uma economia de até 90% na conta de luz no fim do mês.

Junto da alta procura, também surgem as perguntas. Referindo-se à instalação, muitos se questionam sobre as exigências dos órgãos que são responsáveis pela monitoração. Será que é necessária alguma autorização para instalar um sistema de energia solar? Descubra mais detalhes neste texto.

Posso instalar energia solar sem autorização?

Para entender mais sobre como a autorização de um sistema de energia solar funciona, é preciso compreender que existem dois tipos de projeto, off-grid e on-grid. 

O sistema on-grid é o mais comum. É um tipo de projeto que tem ligação direta com o sistema de energia elétrica tradicional, com o intuito de utilizar a produção de energia que “sobra” para fins urbanos, compensando essa ação com créditos para o dono do imóvel fornecedor. Além disso, o sistema on-grid usa a energia elétrica caso haja momentos de necessidade, como um dia sem sol e com baixa produção solar, por exemplo. 

Já o sistema off-grid não possui ligação alguma com a energia elétrica tradicional. Esse é o tipo mais raro e muitas vezes encontrado em locais onde a conexão com redes de distribuição é inviável ou inexistente, como sítios e chácaras. Nesse tipo de sistema é essencial a presença de baterias, para reservar a produção de energia não consumida e garantir um estoque para momentos de emergência. 

Tendo os conceitos em mente, fica mais fácil explicar que o sistema off-grid não precisa de uma autorização, já que se trata de um método sem vínculos de terceiros. Já o método on-gid necessita de uma homologação.

Consequências da não homologação 

Um dos primeiros pontos que destacamos como consequência é que o processo de homologação troca o medidor de energia comum por um bidirecional. Se não realizada essa troca, poderá sofrer três malefícios de acordo com o tipo de medidor:

  • Relógio de disco sem trava mecânica — o processo de energia solar irá fazer com que o disco rode no sentido contrário, diminuindo a medição. Quando o leiturista observar esse fenômeno, irá acionar as forças maiores e o dono do imóvel responderá judicialmente as consequências de adulteração do medidor.

  • Relógio de disco com trava mecânica — a energia produzida e não consumida ainda irá para fins públicos, onde a concessionária poderá usar a energia de graça, sem a obrigação de devolver créditos, como aconteceria em uma homologação.

  • Relógio do tipo digital — a energia produzida pelo sistema solar irá somar à tradicional, aumentando drasticamente o valor da conta de luz no fim do mês.

Além disso, é muito importante lembrar que o sistema de iluminação pública pertence à concessionária. Logo, é apenas através da homologação que todo o projeto poderá ser avaliado, tendo a confirmação que segue os parâmetros necessários para interagir com a iluminação pública com segurança.

Quando devo investir em energia solar?

O momento que compensa investir em energia solar sempre será quando a economia for a maior necessidade do imóvel. Além disso, visões sustentáveis também pedem energia renovável. 

Caso sinta que seu imóvel está preparado para essa evolução, conte com o time EcoSol. Entre em contato para tirar dúvidas, realizar um orçamento e até mesmo já firmar um projeto de energia solar.

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol