Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Preciso fazer manutenção nas minhas placas de energia solar?

Preciso fazer manutenção nas minhas placas de energia solar?

Preciso fazer manutenção nas minhas placas de energia solar? - Ecosol

Devido ao investimento sólido na energia solar, muitos se preocupam se será necessário realizar uma manutenção constante, com o intuito de descobrir se gastarão mais dinheiro para manter todo o projeto. 

Para responder essa dúvida, desenvolvemos este texto falando um pouco mais sobre como funciona a manutenção das placas solares e todos os detalhes que envolvem esse procedimento, como custo e frequência, por exemplo.

Por que fazer manutenção nas placas solares?

O sistema de energia solar possui uma garantia de funcionamento de no mínimo 25 anos. Porém, para garantir que essa durabilidade seja realidade, é preciso seguir algumas recomendações, dentre elas, a manutenção do projeto duas vezes ao ano

De forma geral, todo o processo é feito por uma limpeza simples, onde os resíduos são removidos para efetivar a produção fluído de todo o projeto, já que sujeiras podem atrapalhar a captação da luz solar e, consequentemente, o fluxo de produção. Porém, existem outros tipos de manutenção, por isso, categorizam-se 3 tipos: preventiva, preditiva e corretiva. 

A manutenção preventiva

É o mais comum e resume-se a uma limpeza padrão, com a ajuda de panos, esponjas macias e água

Todo o procedimento acontece com o sistema desligado e a chuva fez esse procedimento de forma natural, porém, se a sujeira for intensa, ela não será capaz de realizar a ação com sucesso. Por isso, a manutenção preventiva deve ser realizada.

A manutenção preditiva

Essa categoria é voltada especialmente para a observação de todo o sistema, como as placas solares e o conversor, por exemplo. 

Quando realizada, são observados possíveis problemas como rachaduras na placas, potência e se tudo está funcionando como esperado. Essa é uma manutenção muito importante na identificação de problemas técnicos. 

A manutenção corretiva

Essa será a manutenção responsável por corrigir os problemas apresentados nos outros tipos de manutenção, se detectados. 

Esse procedimento deve ser realizado exclusivamente por profissionais qualificados e nunca deve ser considerado ser feito de forma “amadora”, já que, na maioria das vezes, envolve o desmanche do projeto e outras modificações.

E as manutenções são caras?

De forma geral, as manutenções costumam ser baratas e como já citado, não muito constante. Estima-se que o processo pode exigir um investimento de 0,5% do valor inicial do projeto, considerando que a manutenção corretiva é realizada raramente já que as outras categorias são feitas para evitá-la.

A constância de manutenção pode aumentar também devido à região geográfica em que o projeto se encontra. Caso ocorra chuvas constantes, alto nível de poeira e galhos caindo de forma pertinente, é recomendado realizar manutenções a cada 4 meses.

Energia solar no oeste paulista

Se você se pergunta: “quando compensa investir em energia solar?”saiba que a resposta sempre estará relacionada a sua necessidade e as ofertas presentes. 

Em Presidente Prudente, você pode contar com o time EcoSol para suprir as necessidades do seu imóvel. Converse conosco e descubra todos os detalhes: (18) 3203-0607 | (18) 99203-7676

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol