Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Quantos painéis solares preciso para minha casa?

Quantos painéis solares preciso para minha casa?

Quantos painéis solares preciso para minha casa? - Ecosol

O sistema de energia solar é composto por diversos equipamentos específicos. Porém, é impossível negar que os painéis solares são os mais famosos, seja pelo seu design único, ou por ser a marca registrada dessa categoria de energia. 

Apesar de atrativos, eles são mais do que objetos interessantes para os olhos. Formados por conjunto de materiais, é nesse equipamento chamativo que o processo de transformação dos raios solares em energia ocorre. Porém, quantos painéis são necessários para esse procedimento acontecer? Explicaremos todos os detalhes neste texto.

Como os painéis solares funcionam? 

Formado por sete camadas de materiais, os painéis fotovoltaicos geram energia sem necessitar de mecanismos móveis ou desenvolver resíduos, já que se trata de um procedimento que não prejudica a natureza. 

De forma geral, os painéis geram energia através de um processo químico chamado de efeito fotovoltaico.     O procedimento se inicia com a coleta de fótons dos raios solares, que vão interagir diretamente com os semicondutores presentes nos painéis, geralmente átomos de silício. Logo, os elétrons se deslocam, o que dá vida à corrente elétrica. 

Independente do tamanho, tipo ou quantidade de painéis, esse processo sempre estará presente no desenvolvimento de energia fotovoltaica. 

Quantos painéis são necessários em uma casa?

 A quantidade necessária de painéis solares varia de acordo com cada projeto. Isso acontece porque existem diversos fatores que podem influenciar na construção final do sistema de energia solar. 

O primeiro e mais óbvio está relacionado ao consumo da residência. Quanto mais pessoas e equipamentos elétricos, mais energia será necessária, logo, mais placas solares. O segundo ponto está relacionado à área geográfica do imóvel. Locais onde dias ensolarados são mais raros podem exigir mais placas solares e vice-versa. Essa questão pode  e deve ser levada à empresa que será responsável pela instalação e fornecimento do sistema solar. 

Outros pontos importantes que influenciam na quantidade de painéis podem surgir, como tamanho do telhado ou espaço útil de instalação e até mesmo a quantidade de economia desejada. 

De forma geral, os projetos residências costumam ter em média 7 a 10 painéis solares, referente a uma casa com 3 pessoas. 

É difícil ter energia solar?

Por se tratar de algo tão moderno, muitos acham que ter energia solar é algo complexo e até mesmo se questionam se vale a pena. Porém, tudo pode ocorrer de forma fácil e prática se todo o processo acontecer com o auxílio de uma empresa experiente e especializada. 

Caso seja de Presidente Prudente e região, pode contar com o profissionalismo Ecosol. Estamos há anos levando caminhos mais iluminados através da energia solar, seja para projetos residenciais, comerciais e até mesmo rurais. Converse com a gente e tire suas dúvidas sem sair de casa:

Telefone: (18) 3203-0607

Whatsapp: (18) 99203-7676

 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol