Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Quem tem energia solar ainda paga conta de luz?

Quem tem energia solar ainda paga conta de luz?

Quem tem energia solar ainda paga conta de luz? - Ecosol

A energia solar é conhecida por trazer diversas vantagens para os imóveis. Dentre elas, a que mais chama a atenção é a economia no fim do mês, já que você estará produzindo a sua própria energia. 

Porém, uma dúvida muito frequente devido a essa produção é sobre o pagamento da conta de luz após a instalação do sistema de energia solar. Para responder a esse questionamento, desenvolvemos esse texto contando um pouco mais sobre a ligação da energia solar e o fornecimento tradicional de energia.

A ligação entre a energia tradicional e a energia solar

É muito importante saber que, mesmo gerando sua própria energia, todo o sistema estará diretamente ou indiretamente ligado ao fornecimento tradicional. Isso ocorre porque existem alguns momentos específicos onde o sistema de energia solar pode precisar do tradicional e vice-versa. 

 Em dias nublados, por exemplo, onde gerar energia solar pode ser um problema, será necessário contar com a energia elétrica, fornecida tradicionalmente. Além disso, também existe o sistema de créditos de energia solar, onde a “sobra” gerada pelas placas solares que não são utilizadas pelo imóvel podem ser direcionadas para funções públicas e transformadas em créditos, usados para abater em contas ou até mesmo realizar a geração compartilhada. 

Entender que ambos os tipos de energia estão ligados é importante para compreender como funciona a conta de luz após a instalação do sistema de energia fotovoltaica.

Afinal, quem gera energia solar paga conta de luz?

Sim, você continuará pagando a conta de luz, porém, com valores muito baixos, mesmo que você gere mais energia solar do que a quantidade consumida de energia elétrica comum. 

Será necessário pagar ao menos as taxas mínimas, que incluem o custo de disponibilidade da energia, a taxa de iluminação pública e um porcentual de ICMS, que pode variar de estado para estado. Porém, não é preciso se preocupar, já que o valor será extremamente baixo, já que a energia solar gera uma economia de até 90% na conta.

Caso ocorra a necessidade de utilizar a energia elétrica tradicional, o valor da conta aumentará conforme o consumo. 

Quais as vantagens de ter energia solar no imóvel?

Como já citado, a energia solar tem a capacidade de gerar uma economia de até 90% na conta de luz no fim do mês, porém, as vantagens não se limitam a isso. Estamos falando de uma energia renovável e que não agride o meio ambiente. Por isso, um dos principais benefícios é a questão social sustentável, que é um dos pilares da energia solar. 

Além disso, o valor economizado na conta de luz pode suprir as parcelas de pagamento de todo o sistema, logo, podemos dizer que ele “se paga”. É importante ressaltar também que a manutenção é quase indispensável, já que o projeto de energia solar não costuma apresentar grandes problemas se instalado por uma empresa especializada e de confiança. Caso necessite de uma, ou precisa esclarecer dúvidas para descobrir se o sistema de energia solar é compensatório para o seu imóvel, converse com a gente!

 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol