Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Energia solar fotovoltaica rural: conheça as vantagens

Energia solar fotovoltaica rural: conheça as vantagens

Energia solar fotovoltaica rural: conheça as vantagens - Ecosol

Foram necessários poucos anos para que as vantagens da energia solar dominasse todo o cenário mundial e hoje, é encontrada nos mais diversos ambientes, desde os residenciais até os rurais. A presença da energia fotovoltaica em cada um deles traz vantagens exclusivas e queremos focar exclusivamente em um tipo.

Continue acompanhando este texto e descubra as vantagens de ter energia solar em um imóvel rural.

Por que utilizar energia solar na agricultura e na pecuária?

As razões para utilizar a energia fotovoltaica em ambientes rurais estão ligadas diretamente às vantagens desse tipo de projeto, mas, diferente dos sistemas mais convencionais, como imóveis residenciais, a energia solar em ambiente rural não tem foco apenas em alimentar os eletrônicos. 

Usada para auxiliar nos processos corriqueiros e diários no mundo agrícola e pecuário, a energia solar pode servir como forte fonte para a automatização de atividades, evitando o cansaço de funcionários, mais aproveitamento do tempo e é claro, uso de máquinas sem se preocupar com a conta de energia no fim do mês. Podemos citar exemplos como:

- Irrigação de plantações;

- Monitoramento e auxílio no processo produtivo;

- Fonte de energia para cercas elétricas;

- Bombeamento de água;

- Refrigeração.

Tudo irá depender dos serviços buscados com a utilização da energia solar. Lembre-se sempre que esse projeto chega apenas para somar à sua produção e convívio no ambiente rural.

Quais são os produtos de um kit de energia solar rural?

Muitos podem achar que por se tratar de um projeto de energia solar rural, o kit de equipamento será diferente. Porém, essa não é a razão por trás dessa diversidade. Na verdade, o que dita os produtos de cada kit é o tipo de projeto solar. 

Se o imóvel rural for muito distante da cidade, será necessário instalar um sistema Off-Grid, mas se for perto, podemos contar com o On-Grid. Cada um deles necessita de alguns equipamentos em comum, mas outros diferentes. 

No sistema Off-Grid (mais comum em ambientes rurais), não temos a ligação com a energia pública, por isso, além das placas solares, inversor, conectores e cabos, também será necessário uma bateria solar, que auxiliará na reserva de energia.

Já no sistema On-Grid, a conectividade com a energia pública garantirá que não falte energia, portanto, a bateria solar não será uma urgência, mas mesmo assim, pode fazer parte do kit. 

Produtores rurais podem financiar a energia solar? 

O financiamento solar é um dos principais caminhos para garantir a energia fotovoltaica. É através dele que todo o projeto fica mais acessível e por isso, costuma compensar para qualquer público.

Os produtores rurais podem financiar sua energia solar com a gente, principalmente se estiver na cidade de Presidente Prudente e região. Entre em contato conosco pelo WhatsApp e solicite um orçamento gratuito. 

 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol