Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Qual a melhor posição para instalar placas solares?

Qual a melhor posição para instalar placas solares?

Qual a melhor posição para instalar placas solares? - Ecosol

Cada vez mais são procuradas alternativas sustentáveis para construir um futuro melhor. Quando essa característica aparece juntamente de outro grande benefício, fica praticamente impossível não adotá-la. Talvez essa seja a razão pela qual a energia solar vem ganhando muito espaço. 

Além de ser renovável e não prejudicar o meio ambiente, a energia fotovoltaica também gera uma enorme economia na conta de luz. Porém, para que isso ocorra, é necessário realizar todo o procedimento ocorra seguindo as recomendações, incluindo até mesmo a posição de instalação das placas solares. 

Para auxiliar nesse processo, desenvolvemos esse texto contando mais sobre a posição de instalação do sistema de energia solar. 

Posicionando o painel solar

Talvez você pode não ter reparado, mas a grande maioria dos painéis solares é apontada para o mesmo lado — o norte, no caso. Isso ocorre porque, em nosso país, localizado no Hemisfério Sul, possui interação diferente com o sol, que percorre um caminho do leste a oeste e tem uma inclinação ao meio dia para o norte, onde pode ser gerada mais energia solar. No inverno, essa inclinação tende a ser mais intensa.

É importante lembrar também que as instalações em telhados também seguem essa lógica, onde além de serem apontadas para o norte, as placas solares também não podem ser afetadas por sombras constantes, como de prédios, por exemplo.

Mais indicações de instalação

Apesar de raros, existem casos onde os imóveis não possuem uma face apontada diretamente para o norte; porém, isso não é um grande problema. Mesmo que as placas sejam apontadas para o noroeste ou nordeste, a perda será apenas de 3% a 8%. Já caso o projeto esteja apontado para o leste ou oeste, pode-se ter uma perda de 12% a 20%. O sul, como esperado, é o pior local para apontar as placas solares, por isso esse tipo de instalação só é recomendado no norte do país. 

Além disso, é preciso também ficar atento à inclinação das placas, que deve seguir a latitude do local onde o imóvel se localiza — de preferência o mesmo número.

Posso instalar o sistema de energia solar sozinho?

Apesar de estarmos indicando as melhores posições de instalação dos painéis solares, todo o processo deve ser realizado por uma empresa especializada. Caso essa recomendação não for seguida, é muito provável que o projeto não irá desempenhar como deveria, ou até mesmo desenvolver futuros problemas. 

Além de instalarem o projeto na melhor posição possível, uma empresa especializada poderá dar dicas sobre o sistema de energia solar. Desde o melhor momento para adotar o projeto ao imóvel, até os melhores cuidados para aumentar a vida útil de todo o sistema. 

Caso necessite de uma, conte conosco. Estamos localizados em Presidente Prudente, mas atendemos um longo raio geográfico. Entre em contato, tire suas dúvidas e leve a energia solar até o seu imóvel.

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol