Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Quanto tempo dura uma placa de energia solar?

Quanto tempo dura uma placa de energia solar?

Quanto tempo dura uma placa de energia solar? - Ecosol

O sistema de energia solar necessita de um investimento sólido, que muitas vezes, é feito através de financiamentos. Devido ao capital investido, é muito comum que todos queiram durabilidade e uma longa vida útil de todo o projeto.

Neste texto falaremos sobre a resistência de todo o sistema de energia solar e como isso se relaciona com os benefícios de ter esse projeto em uma imóvel. 

Por que os painéis solares perdem a eficiência com o tempo?

Pode parecer algo irônico, mas um dos principais motivos pelo qual o sistema que gera a energia solar, que inclui os painéis solares, se desgasta é a exposição constante ao sol. 

Mesmo que a luz solar seja essencial para o principal objetivo do projeto, que é gerar energia, a alta exposição ao sol sempre será um problema para os materiais, sejam eles quais forem. Com o tempo, os painéis solares irão envelhecer, além disso, as ligações químicas que fazem as células fotovoltaicas de silício funcionarem enfraquecem. Logo, haverá perda de produção e desgaste material.

Então, quanto tempo os painéis solares irão durar?

Apesar da exposição solar ter uma consequência considerada ruim, você não precisa se preocupar. Os painéis solares e todo o sistema é desenvolvido para ter um vida útil longa, mesmo com as consequências já citadas.

No mínimo, todo o projeto tem uma garantia de eficiência de 25 anos, com seu empenho funcionando a 80%. Essa durabilidade costuma ser padrão em qualquer local do mundo.

O que posso fazer para meus painéis solares durarem mais?

Apesar de ter uma vida útil estimada, isso não significa que a duração do sistema seja limitada a esse fato. É possível seguir alguns passos para prolongar a durabilidade do seu projeto.

Comece criando uma rotina de limpeza de todo o sistema, já que a sujeira pode diminuir a produção dos painéis. Recomenda-se que seja realizada uma higienização a cada 6 meses, mas isso pode variar de acordo com o estado que o sistema de energia solar se encontra.

Lembre-se de ter cuidado com o inversor, já que diferente dos outros componentes do projeto, ele é sensível e não pode ser molhado. Se optar por uma limpeza com água, tome muito cuidado com o local onde ele se encontra.

É importante contar também com uma empresa profissional para garantir que a qualidade dos materiais, sejam eles painéis solares ou inversor, sejam de boa procedência.

Como escolher a empresa certa?

A empresa ideal para montar o seu sistema de energia solar residencial, comercial, empresarial ou até mesmo rural, sempre será a que possuir experiência no assunto e também a que irá suprir todas as suas necessidades. 

Caso você resida em Presidente Prudente ou região, pode contar com o time EcoSol. Além da jornada de longa data, também trabalhamos com componentes 100% originais, contando também com um sistema de garantia. Tire suas dúvidas ligando para o número: (18) 3203-0607 ou mande uma mensagem no WhatsApp: (18) 99203-7676

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol