Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Compensação de energia: como funciona?

Compensação de energia: como funciona?

Compensação de energia: como funciona? - Ecosol

 

Ter a sua própria geração de energia é um ato que traz benefícios não apenas para os donos de imóveis, mas também para o mundo, já que a grande maioria das energias alternativas são renováveis e não causam impactos no meio ambiente. 

Focando nos benefícios pessoais, temos a compensação de energia, uma vantagem decorrente dos créditos de energia, gerados a partir da produção e compartilhamento com a distribuidora local. Falaremos com mais detalhes sobre o tema logo abaixo.

Como ocorre a compensação de energia?

A compensação de energia trata-se de um sistema que transforma a produção de micro e minigeradores em  benefícios exclusivos. Para que ele ocorra, é necessário, primeiramente, contar com um sistema de geração distribuída ligado à distribuidora local. No caso da energia solar, o On-Grid.

Essa ligação tem um propósito. Parte da geração, a não utilizada pelo imóvel, é destinada à rede da distribuidora, que usará a energia cedida para fins diversos, como urbanos, por exemplo. Em compensação, o dono do imóvel ganhará “créditos de energia”, que podem ser trocados por benefícios.

Que tipo de economia esses créditos geram?

Ao receber os créditos, o dono do imóvel terá até 60 meses para utilizá-los. É importante lembrar também que eles podem ser acumulados mensalmente.  De forma geral, os créditos servirão como forma de economizar ainda mais na conta de luz. 

Se for da escolha do dono do imóvel, os créditos podem ser usados para abater na conta de luz, diminuindo o valor conforme o total acumulado. Outro ótimo e interessante caminho é a geração compartilhada, que permite distribuir os créditos para outro imóvel, assim, compartilhar a energia produzida. Porém, para que isso ocorra, é preciso que ambos os imóveis sejam do mesmo titular e estejam na mesma área de concessão.

Compensação de energia também é sustentabilidade

Devido aos benefícios econômicos, muitos procuram as formas de produção energética alternativas, o que pode ocasionar em um futuro melhor para todos, já que a sua grande maioria não emite gases poluentes, utilizam uma fonte renovável e podem até mesmo ser constituídos  por materiais recicláveis, como é o caso das placas solares.

Quanto mais pessoas produzirem energia renovável, maiores são as chances de combater a degradação mundial que ocorre constantemente na atualidade. Logo, trata-se também de um ato de cuidado com o que é nosso.

 Além disso, outro ponto importante das energias alternativas é a redução de perdas, já que não é preciso fazer um longo caminho até que a produção chegue no imóvel, diferente das distribuidoras comuns. 

Estou pronto para ter a compensação de energia. E agora?

Se você avaliou todas as possibilidades e seu imóvel, está na hora de contar com uma empresa especializada para te ajudar a não apenas ter a compensação de energia, como também adquirir uma geração sustentável.

Nós, da EcoSol, somos especialistas em energia solar, uma das alternativas mais populares e positivas da atualidade. Estamos em Presidente Prudente, mas atendemos um grande raio geográfico, por isso, não deixe de conversar com a gente. Estamos te esperando para um bate-papo no WhatsApp!

    

 

 

 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol