Agendar Ecosol

Invista em soluções para geração de energia solar, aliando confiança e qualidade em seus processos, contribuindo para um mundo melhor e sustentável. Agende uma visita técnica gratuitamente.

  • início
  • blog
  • Instalação de energia solar: qual o melhor local para colocar as placas?

Instalação de energia solar: qual o melhor local para colocar as placas?

Instalação de energia solar: qual o melhor local para colocar as placas? - Ecosol

Uma dúvida muito frequente por quem se interessa por energia solar é se existe uma forma ou local certo para instalar o sistema. Muitas vezes, vemos os projetos nos telhados e de fato, esse é um dos modos mais tradicionais quando nos referimos a instalação de energia solar em casa. Porém, neste texto, vamos te mostrar que existem muitas opções de instalação de energia solar. 

No chão ou no telhado?

Começando com uma questão polêmica: posso instalar meu sistema no chão assim como no telhado? A resposta é depende. Como cada imóvel possui suas próprias particularidades, no momento de planejar um projeto de energia solar, será avaliado como captar mais elementos necessários, escolhendo uma boa posição para instalá-lo. Isso influenciará na quantidade de energia produzida e no total funcionamento do projeto.

Se for necessário a instalação seja feita no chão, assim ocorrerá, da mesma forma com os projetos em telhados. É importante lembrar também que as condições do ambiente podem influenciar nessa decisão. Por exemplo: um telhado com pouco espaço pode não suportar todos os painéis solares, logo, a instalação térrea se torna uma opção viável.

Existe uma direção certa para a instalação de energia solar?

Por incrível que pareça, sim! Um projeto de energia fotovoltaica costuma ser mais complexo do que imaginam. Como em nosso país o sol nasce no leste, devemos instalar as placas solares voltadas para a direção norte, local onde nossa grande estrela de luz se inclina. 

Existem algumas exceções. Em regiões como norte e nordeste, mesmo que os projetos de energia solar não sejam instalados na direção norte, terão uma perda pequena, variando de 3% a 8%.

É importante evitar a instalação voltada para o sul, pois o projeto corre grandes riscos de perder grande parte de sua eficiência. 

Benefícios de uma boa instalação

Como foi mostrado, se bem instalado o projeto de energia solar pode atuar com total eficiência, só trazendo benefícios aos donos do imóveis. Além disso, uma boa instalação pode evitar problemas futuros.

Por isso, sempre indicamos que sempre busque um time de profissionais. Se esse for o caso, conte conosco. Entre em contato pelo número: (18) 99198-4090.


 

Copyright 2021 © Ecosol - Todos os direitos reservados - desenvolvido por: Logo Luz Própria Ecosol